Novembro é a vez dos homens! Por isso, é importante deixar o preconceito de lado e cuidar da pessoa que mais importa na sua vida: você. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) a cada 38 minutos um homem falece por causa do câncer de próstata, algo que pode e deve ser prevenido e tratado.
Você sabe quando o Novembro Azul começou?
A campanha Novembro Azul foi criada em 2003 por um grupo de amigos na Austrália através de uma ação curiosa: eles pediram para que os homens deixassem o bigode crescer, postassem na internet e conscientizassem a população sobre os cuidados com a saúde masculina.
Em 2004, começou a fundação “Movember Foundation Charity”, que é a junção das palavras “November” (novembro) e “Moustache”(bigode). Tempos depois foi criada a ação “No shave November” com o objetivo de deixar a barba crescer e movimentar uma verba para instituições que combatiam o câncer de próstata.
No Brasil, o Novembro Azul começou em 2008 através da união do Instituto pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia. Ambos criaram uma campanha para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce para combater o câncer de próstata.
O que é o Câncer de Próstata
Esta doença é caracterizada como uma multiplicação desordenada nas células da próstata, resultando em um tumor maligno. O câncer pode ficar localizado somente no local ou resultar em uma metástase, quando espalha-se para o corpo todo.
Quais os sintomas de problemas na próstata?
• Necessidade constante de fazer xixi;
• Vontades súbitas e urgentes de ir ao banheiro;
• Dificuldade para começar a urinar;
• Jato fraco ou gotejamento;
• Ao sair do sanitário, sensação de que a bexiga não está 100% vazia.
O câncer de próstata geralmente não possui sintomas no estágio inicial, por isso que a prevenção é tão importante. Se você possui alguns destes sinais procure imediatamente um médico que poderá solicitar o exame de PSA (realizado através da coleta de sangue) ou toque retal.
Além de todos estes cuidados, leve uma vida saudável, prefira alimentação natural e pratique atividades físicas. A sua saúde irá agradecer.