Existem diferentes culturas pelo mundo. Cada uma com características particulares. Dentre elas, os rituais fúnebres, que é o que mais nos interessa. Porém, é muito difícil para nós, sairmos da nossa bolha. Mas, quem somos para julgar os outros costumes? Veremos a seguir diferentes costumes fúnebres pelo mundo, e ao final pensar sobre estes.
Que tal uma referência histórica? Os Vikings eram um povo escandinavo (existiram na Noruega e em seus entornos) que viveu entre os Sec. VIII e XI. Eles não tinham medo de uma morte sangrenta. Na realidade, para eles havia poucas formas de entrar no “céu” (Valhalla), mas a morte mais comum era em batalha. Quando era possível recuperar o corpo, nem sempre o guerreiro era cremado num barco com seus bens.
A Cultura Japonesa é muito diferente da ocidental. Lá, por motivos religiosos, a maioria esmagadora da população abomina o sepultamento do corpo. Entretanto eles costumam sepultar as cinzas após a cremação.
Em algumas culturas de matriz africana é comum sacrificar animais quando um devoto falece. Por serem culturas espiritualistas, acreditam na vida após a morte. Dessa forma, para que o espírito do fiel não vague eternamente pelo nosso mundo, são oferecidos animais a espíritos e energias da natureza para que eles guiem a alma do falecido para o céu.
Pense comigo caro leitor, o homem é fruto do seu meio. Por isso, em lugares longínquos entre si, os costumes serão diferentes. Porém, por estarmos em um contexto social diferente, é comum nos causar estranheza. Muitas vezes, nossas crenças religiosas discordam com alguns rituais e hábitos de outros lugares. Contudo, devemos sempre respeitar as diferenças.
Então quebre esse tabu, afinal não existem costumes fúnebres errados, apenas diferentes! Neste artigo, citamos apenas alguns dos costumes então, aguarde a parte dois para conhecer mais costumes