Se você ainda não conferiu as postagens anteriores sobre os 4 componentes do luto, não deixe de conferir para complementar seu entendimento sobre o luto.
O terceiro componente, que falarei nesta postagem, é a presença da Culpa, Remorso e Arrependimentos. Seja por experiência própria ou por nos acompanhar em nossas postagens semanais, você deve saber que esses elementos são muito presentes em muitos casos de luto.
Independentemente de como a perda aconteceu, mesmo que o enlutado não tenha nenhuma relação com a morte, os sentimentos de Culpa e arrependimento são mais comuns do que gostaríamos. Podemos nos sentir culpados pelos mais variados motivos, desde achar que deveríamos ter feito algo, mesmo que não podíamos fazer nada; à pensar que se tivéssemos feito X ou invés de Y, a morte não aconteceria.
Essa culpa, vem naturalmente como uma maneira de nos proteger da realidade. Quando temos essa distorção de Personalização, de pensar que temos alguma responsabilidade, em coisas que claramente não temos, nós nos protegemos da crua verdade sobre nossa insignificância e impotência.
Infelizmente, não temos controle e poder sobre todas as coisas, pelo menos, não o poder que gostaríamos de ter. O fim de ciclos e a morte, nos mostra quão impotentes somos perante o funcionamento da vida. A culpa, nos dá uma falsa sensação que temos, ou tínhamos, algum controle, o arrependimento, também.
Arrependimentos, pelo menos, podem nos ajudar a melhorarmos nossas relações que ainda existem. Se arrepender de ter dito algo e não ter conseguido pedir desculpas antes do fim, pode te ajudar a tomar mais cuidado com suas palavras.
Aprenda a Aceitar então as coisas que não temos controle e que se culpar, só te faz sofrer.
Se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar um apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.