Uma das coisas mais conhecidas da nossa cultura sobre a perda é o Ritual de Despedida. Para a superação saudável de um luto, muitas vezes precisamos nos envolver em rituais bem comuns e outros nem tanto, mas que podem ser necessários. Hoje quero falar com vocês sobre os rituais de despedida.
Deixar o passado e seguir com a vida com o foco no futuro não é algo fácil de se fazer para muitas pessoas. Quase todas as pessoas possuem dificuldade de deixar o Passado e seguir em frente pensando no futuro. Quando falamos do luto, isso fica ainda mais difícil. O processo de desapegar de um papel em nossa vida que antes era central em nossa identidade (Esposa, Filho, Amigo, etc.) é bem difícil e pode nos trazer um sofrimento significativo.
Se não lidado da melhor maneira, pode nos trazer também prejuízos nas mais variadas áreas da vida.
Esse desapego é um processo com altos e baixos que incluem sentimentos conflitantes, raiva e culpa mal resolvidas. Muitas vezes, esse processo de mudança de auto-imagem, de papel, de identidade, demora a se resolver sozinho e pode ser muito confuso.
Mesmo que não haja solução mágica, você pode considerar um ritual de despedida para te ajudar nessa superação.
Desenvolver um ritual que reconheça a briga entre o passado e o futuro pode te dar uma oportunidade para estar em luto pelo que se perdeu e esperar o que vem em seguida. Ele pode te trazer o fechamento de portas desnecessárias do passado e a abertura de novas portas para o futuro.
Um ritual muito comum é escrever uma carta para o ser perdido dizendo como você se sente, o que gostaria de falar para ele e o que aprendeu com ele que levará para o futuro. Colocar para fora o que está sentindo e o que “não pôde dizer antes” é algo que ajuda muitas pessoas a superar o sentimento de algo inacabado e entender que o seu papel acabou.
Ir ao cemitério, separar fotos, se imaginar se despedindo da pessoa, limpar a casa ou o armário de objetos que lembram a pessoa podem ser bons rituais de despedida. Celebrar a vida do ser amado com um jantar ou encontro entre amigos e familiares para relembrar da importância dele em sua vida e o que você levará com você nos próximos dias de toda sua vida, também pode te ajudar.
Se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar a aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.