Por mais festivo e animado seja o seu Fim de Ano, a lembrança de que entes queridos não estarão conosco, nas comemorações, pode ser devastadora. Imaginar também, pelas redes sociais, que todos os outros estão tendo experiências melhores do que a sua, também não ajuda.
A expectativa de como será o Fim do Ano, de como serão as férias ou o próximo ano, pode elevar consideravelmente o nosso nível de estresse durante essa época do ano. Quando estamos passando por um processo de luto ou até mesmo já ter superado, mas ter perdido recentemente um ser querido, esse estresse pode ser ainda maior.
Pode ser importante lembrar que são os pequenos momentos que contam. Saia das redes, olhe ao seu redor, olhe internamente, e, se você está passando por um luto ou passou recentemente, pense em como será o seu Fim de Ano. Uma opção, é não evitar quem ainda está vivo. Aproveite cada momento, se distraia e esteja com que você ama e se importa com você, aproveite os pequenos momentos desse período especial que podemos ter com nossos familiares e amigos mais próximos.
Como alternativa, se julgar que só terá lembranças ruins e que precisa se recompor, tire um tempo para você. vá em um retiro de silêncio, de meditação, faça uma viagem para conhecer pessoas e coisas novas, vá caminhar pela cidade com seu cachorro ou pessoa mais próxima. Aproveite para se recompor, aceitar o ano que passou e que o próximo, pode ser melhor
Se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar um apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.