O Luto se apresenta de diversas maneiras, nas mais variadas situações. Um dos lutos considerados por muitos, como o pior de todos, é quando acontece a chamada Perda Ambígua.
Quando um acidente trágico acontece, natural ou não, é muito comum, famílias sofrerem por terem de reportar e viver com os desaparecidos.
Neste quadro, a Perda Ambígua acontece. Como se mantém incerto o que definitivamente aconteceu com a pessoa desaparecida, a Esperança se ativa naturalmente, com isso, momentos de inspiração e otimismo aparecem com o desejo de continuar a luta, mas quando esta esperança se vai, um desespero ainda mais profundo acontece. A esperança se vai por completo por alguns momentos e todo luto guardado, aparece de uma só vez.
Nesse turbilhão de emoções contrastadas, variando entre esperança e desespero, que torna este luto particularmente terrível, o fechamento, por um fim no luto, não acontece e encontrar a paz mental, se torna uma tarefa quase impossível.
Será que podemos evitar essa armadilha deste tão devastador tipo de luto? E se não podemos evitar, como sair dele?
Vou tentar responder estas perguntas e tentar trazer um conforto às pessoas que passam ou estão passando por isso, nas próximas postagens.
Por hoje, fique com a mensagem de que você não está sozinho e que você pode, e deve, buscar os grupos de apoio que provavelmente foram formados depois da tragédia que você ou seus familiares se envolveram.