Uma das atitudes mais prejudiciais em nossa missão de lidar com nossas dificuldades ou transtornos de saúde mental, é a falta de aceitação. Falta de aceitação de nossos pensamentos, emoções e do funcionamento da vida. Quando falo em aceitação, não falo de concordar.
Se você tem um pensamento disfuncional, você não deve aceitá-lo como verdade, mas deve aceitar que ele está lá e você não possui controle sobre isso. Nossos pensamentos, são idéias, não fatos. Nossas emoções, são respostas aos nossos pensamentos, não premonições ou sinais de alguma coisa.
A aceitação positiva consiste em aceitar que você tem pensamentos disfuncionais e que está tudo bem, é entender que ele não diz nada sobre você e não significa que você se comportará de uma maneira que não gostaria.
Quando falamos das emoções, o mesmo se aplica. Se você se sente triste, ansioso ou com raiva, por ter perdido um ser querido, ou outro motivo, não se julgue e não pense demais sobre isso. Não se culpe por se sentir como você se sente e não crie explicações fantasiosas. Aceitar que você se sente como se sente, é uma atitude saudável que pode te orientar para aceitar como a vida funciona, ajudar a entender quais pensamentos te trouxeram tal emoção e a passar mais rapidamente por suas dificuldades.
Se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar um apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.