Hoje quero falar um pouco sobre uma Terapia que talvez não conheça, a Terapia do Luto Complicado (TLC). Essa forma de psicoterapia é relativamente nova e foi projetada para tratar os sintomas do luto complicado.
Formada através de conceitos da Teoria do Apego, da Terapia Interpessoal (IPT) e da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), a Terapia do Luto Complicado inclui técnicas semelhantes à exposição prolongada, muito utilizada na TCC e que consiste em expor o paciente/cliente repetidas vezes à história da morte e em atividades de exposição.
Claro que tudo isso é feito com o devido suporte do profissional para diminuir o sofrimento e evitar consequências negativas.
Como o objetivo de superação do luto complicado, que pode afetar as mais diversas áreas da vida do indivíduo, o tratamento também envolve o foco em objetivos pessoais e nos relacionamentos do indivíduo. Tudo para que ele retorne à sua vida “normal”.
Em alguns estudos, indivíduos com luto complicado foram submetidos à TLC e essa forma de terapia ajudou os indivíduos enlutados a responderem mais rapidamente e, quando comparado com outras formas de terapia, a terem uma maior taxa de resposta ao tratamento..
Nos próximos artigos, falarei um pouco sobre os conceitos da TLC, suas técnicas e evidências de sua eficácia. Acredito que é sempre bom conhecermos um pouco dos tratamentos mais atuais do Luto Complicado e essa série de artigos pode ajudar você, que está passando por um processo de luto complicado a buscar uma ajuda especializada e você, que é estudante de psicologia ou profissional da área que quer conhecer novas maneiras de ajudar seus pacientes.
Se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar um apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.