Se estiver com sentimento de culpa, use-o para o autoconhecimento.
Não há dúvidas que a culpa é um sentimento complexo e interessante. Ela pode fazer com que você passe mais tempo ao lado de pessoas que não possui muita afinidade, que compre presentes para quem nunca lembrou de você antes de te fazer sofrer de maneira desproporcional. Como se fosse culpado pela desgraça dos outros.
Nós não conseguimos viver uma vida livre de culpa, mas podemos aprender a manejá-la. Ela pode nos ajudar em nosso autoconhecimento, ao percebermos que somos pessoas que se importam com os outros e o que elas pensam. Podemos perceber que não somos tão auto suficientes como imaginamos, que queremos ser reconhecidos como pessoas boas e também conseguimos ter atitudes disfuncionais causadas por decisões erradas.
Então, apesar dela ter a possibilidade de trazer o pior sofrimento, também pode trazer um dos melhores autoconhecimentos. Descobrir que você se importa com alguém que faleceu ou com alguém em vida, pode fazer com que perceba outras pessoas importantes, analisar melhor seus pensamentos exagerados sobre os outros e ter comportamentos sociais mais funcionais, que buscam uma menor culpa.
Se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar um apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.