Neste dia 25/06 faz 10 anos que Michael Joseph Jackson nos deixou, devido a uma overdose de Propofol, remédio que usava para dormir. Revolucionário, o “Rei do Pop” mudou a forma como a música era vista em sua época, com videoclipes diferenciados e apresentações ao vivo com danças estonteantes, que são influências para artistas pop até hoje.
Cantor, compositor, dançarino, produtor, empresário, arranjador vocal, filantropo, pacifista e ativista estadunidense, está no Guinness Book como o maior artista de música popular de todos os tempos. Já vendeu 1,5 bilhão de gravações e continua na lista dos 100 mais vendidos desde 1969, sem interrupção.
Como artista, gravou com grandes nomes da música como Slash (a música Black or White), Van Halen (o hit Beat it), Paul McCartney (Say, Say ,Say) e até Freddie Mercury. Uma pena este álbum nunca ter saído, já que o vocalista do Queen e Michael se desentenderam no estúdio, pois segundo Freddie, era impossível cantar com uma Lhama (um dos pet’s de Michael), e outros animais exóticos dentro de um estúdio.
O rei começou desde cedo, aos 11 anos, com a banda da sua família, os Jackson 5. Porém, nada se compara a sua carreira solo, já que Thriller, por exemplo, é atualmente o álbum mais vendido da história, com mais de 110 milhões de cópias vendidas no mundo.
Devido a uma doença, vitiligo, o cantor literalmente mudou de cor, mas sempre foi reconhecido como destaque na luta contra a discriminação racial na indústria fonográfica. É frequentemente citado como “O maior ídolo negro de todos os tempos”, e com grande importância para a quebra de barreiras raciais.
Sua carreira foi repleta de grandes sucessos, hits nas paradas mundiais, shows lotados e multidões de seguidores. Foi, muitas vezes, comparado aos Beatles no início de sua estrada. Ele também possui estátuas dedicadas à sua memória, espaço na calçada da fama, dentre diversos outros tributos espalhados pelo mundo. Além de milhões de fãs!
Michael faleceu prematuramente aos 50 anos às vésperas de uma turnê “This is it”. Deixou muitos fãs desolados, um legado que durará pela eternidade com músicas e coreografias icônicas, além de ideais e projetos humanitários. Hoje, não há ninguém que nunca tenha ouvido ao menos uma vez alguma canção do eterno rei do pop. Nós da Maracanã Assistência prestamos nossa homenagem pelos 10 anos sem um ídolo, certamente um dos maiores que já existiu.