Durante as exumações é comum encontrar os corpos com os cabelos e unhas intactos. Um fato curioso foi o que aconteceu com o pintor Salvador Dali, que teve o seu conhecido bigode preservado na posição voltada para cima mesmo após 30 anos da sua morte.
Os cabelos e as unhas sofrem com a decomposição, mas não do mesmo tempo que as demais partes do corpo. Você sabe por que isso acontece?
Porque são feitos de um material altamente resistente conhecido como queratina. Exatamente! Aquela proteína que protege a estrutura do nosso cabelo, fornece força, resistência e os mantêm com um aspecto saudável e brilhoso durante a nossa vida. A queratina está presente em diversos lugares no nosso corpo, mas em quantidade superior nas unhas e cabelos.
Os Cabelos e as unhas crescem após a morte?
Isso é um mito. Quando a pessoa falece, a pele se retrai e desidrata, dando a falsa impressão de que os cabelos e unhas cresceram. A queratina os conserva por mais tempo, mas apesar de algumas células permanecerem vivas por algum tempo, não há produção suficiente para garantir esse crescimento. O tempo irá durar até todas as reservas do organismo cessarem e irá depender do solo onde o individuo se encontrar.
Agora, em relação ao bigode do pintor surrealista, que ficou inteiro após esses anos, a resposta está na conservação do corpo. Os restos mortais de Dali foram embalsamados e passaram por processos químicos de conservação.
Dali foi exumado por uma determinação judicial para verificação de paternidade. O corpo está sepultado no no Teatro-Museo Dalí na cidade de Figueres, na Catalunha.