Dizem que o amor ultrapassa barreiras, inclusive os obstáculos da morte. Esse foi o caso do senhor chinês Chen Xiukang de 70 anos, que encontrou uma forma bastante peculiar de superar o falecimento da sua esposa.
Há pessoas que recorrem às memórias para abrandar a saudade dos seus entes queridos e costumam olhar os álbuns de fotografias, outras visitam os lugares que costumavam frequentar com seus familiares e amigos falecidos. O senhor Chen preferiu escrever cartas para a sua esposa. É isso mesmo! Ele escreve declarações de amor diariamente para a sua companheira como uma forma de lidar com esta dolorosa perda.
O casal chinês se uniu em 1967, mas só conseguiu desfrutar a vida de casados quando os filhos já estavam crescidos. Segundo o próprio Chen, os afazeres e obrigações que eles tinham com as crianças os mantiveram afastados um do outro por um longo tempo.
Porém, em 2012 ao ser surpreendido pela partida definitiva de sua amada esposa, ele resolveu contar a ela através de cartas todos os detalhes da sua vida atual e o seu dia a dia. O senhor Chen se arrepende de ter se afastado da mulher durante a criação dos filhos e agora sente que precisa relatar muitas coisas para ela. Além dos detalhes de sua rotina, Chen também aborda tudo o que não havia conseguido dizê-la durante o casamento. Acredita-se que ele tenha escrito mais de 1 milhão de palavras em todos esses anos.
Em seus artigos sobre a Psicologia do Luto, o psicólogo Diego Falco fala sobre como superar o luto de uma maneira saudável e que é preciso seguir em frente com a nossa vida. Esta foi justamente a maneira que Chen encontrou para superar o luto pela morte de uma pessoa tão querida para ele.
Esta história mostra a todos nós como o verdadeiro amor pode ser eterno, a ponto de superar algo tão definitivo como a morte.