Quando os amigos e familiares perdem um ente querido, é muito comum usarmos a expressão “meus pêsames” como uma forma de confortar e oferecer apoio. Algumas pessoas utilizam a expressão “meus sentimentos”, porém o mais utilizado é desejar pêsames. Mas você sabe como esse termo surgiu? Para responder essa pergunta, teremos que retornar às aulas de português.
A palavra pêsames é uma junção da forma verbal “pesa” com o pronome me. Quando juntamos os dois, temos a expressão pesa-me, que significa pesar, dor, tristeza e etc. Como exemplo, temos as frases: “Isto pesa-me” ou “O seu sofrimento pesa-me”. Por isso, nos funerais, ao abordarmos a família da pessoa falecida, usamos esta expressão. É como disséssemos para a pessoa que a perda dela nos traz pesar, compaixão e tristeza. É uma forma de sermos solidários a alguém que passa por um momento tão difícil e delicado.
Geralmente, ficamos em dúvida sobre como abordar uma pessoa que passa por um momento de luto durante um funeral. O ideal mesmo é oferecer um ombro amigo e não falar muito, pois o seu apoio é suficiente para confortá-la.