O ritual de cremação é uma tendência presente em todo mundo e está ganhando cada vez mais adeptos. Além de ser uma prática ecológica, higiênica e que não exige a compra de um jazigo, permite que a despedida de seu ente querido seja ressignificada. Porém, mesmo com o crescente número de pessoas que optam por esta prática, ela ainda é considerada como um tabu.
A cremação é realizada desde o início da humanidade, entretanto, esse rito era proibido pela igreja católica até 1963, pois de acordo com a fé cristã, Jesus foi sepultado. Hoje, mesmo liberada, a instituição indica o sepultamento aos seus fiéis, o que acaba influenciando na decisão de seus fiéis.
Outro tabu em relação à cremação é o seu custo. Muitos indivíduos acreditam que cremar uma pessoa é muito mais caro do que sepultá-la. Isto não é verdade, pois quando se opta pela contratação de um plano de assistência funeral, a cremação é mais barata.
Há diversas vantagens quando se opta pela cremação. Além de ser mais prática, pois a despedida já é um momento difícil e delicado e quando a pessoa opta por esse rito em vida, os familiares não terão outras preocupações como um posterior aluguel de ossos após o período de 3 anos.
Caso o seu familiar queira ser cremado, respeite a sua vontade e não se oponha, pois esta cerimônia de despedida pode eternizar o seu ente querido ao transformar suas cinzas em uma joia ou um lindo jardim, caso você opte por uma urna ecológica.