A morte de celebridades sempre causa uma grande comoção e repercussão na mídia e até mesmo na vida das pessoas. Lembro bem quando era adolescente (vou denunciar a minha idade) e vi pela televisão o funeral do piloto Ayrton Senna. Milhares de pessoas choravam nas ruas durante o cortejo fúnebre e sentiam como se fosse a morte de algum ente querido. Como não esquecer também o funeral do cantor Michael Jackson e mais recentemente da cantora Marília Mendonça, que partiu precocemente?
Mas não foram somente essas despedidas que impactaram tantas pessoas. Ao longo da história, também tivemos outros funerais históricos. Vamos a lista:
1 – John Kennedy
Kennedy foi presidente dos EUA de 1961 a 1963, quando foi morto por um disparo enquanto caminhava no carro presidencial na Praça Dealey, no Texas. O corpo do ex-presidente foi velado na Casa Branca, em Washington por 24 horas. Milhares de pessoas fizeram filas para se despedir de John Kennedy.
2 – Michael Jackson
O astro pop teve um velório luxuoso e transmitido ao vivo para todo o mundo. Sua despedida, que ocorreu em 2009, teve a maior audiência de todos os tempos, pois superou a marca de 3,5 bilhões de espectadores e contou com a presença e homenagens de diversos cantores como Stevie Wonder, Mariah Carey, Lionel Richie, entre outros.
3- Ayrton Senna
O piloto faleceu em maio de 1994, após um grave acidente durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália. Emissoras de todo o Brasil e do mundo interromperam as suas programações para anunciar a morte de Ayrton Senna. Foi decretado luto oficial de três dias e o governo lhe deu honras de um chefe de estado através da salva de tiros. Mais de 2000 jornalistas de diversos países cobriram seu funeral, que durou cerca de 22 horas.
4 – Diana Spencer
A morte da Princesa de Gales causou choque e comoção no mundo inteiro. Diana faleceu após um acidente de carro em um túnel na cidade de Paris quando estava acompanhada de seu namorado, o produtor e empresário Dodi Al-Fayed. O cortejo fúnebre ocorreu em uma carruagem acompanhada por guardas da realeza pelas ruas de Londres até o palácio de Palácio St. James. A cerimônia foi acompanhada em todo mundo e teve a presença do cantor e amigo de Diana Elton John, que a homenageou com a música Candle in the Wind.
5 – Papa João Paulo II
O funeral de João Paulo II ocorreu em abril de 2005 e foi acompanhado por milhares de pessoas e acompanhado por todo o mundo. Várias autoridades mundiais, líderes não católicos e até mesmo o ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan estiveram presentes na despedida do Papa. Todas as ruas de Roma, incluindo a Praça São Pedro ficaram lotadas de fiéis que acompanharam a despedida do Papa.
Outros funerais também tiveram grande comoção como o da atriz e líder política Argentina Eva Duarte Perón, conhecida como Evita Perón. O corpo da atriz foi embalsamado para ser homenageado por toda a população em uma cerimônia que durou 12 dias. Sua morte foi rodeada de polêmicas, pois seu corpo foi roubado e sepultado na Itália, sendo devolvido aos Argentinos 20 anos depois. Mas essa já é uma outra história.