Vamos Falar de Saúde: Burnout
7 de May de 2024Vamos Falar de Saúde: Mulheres também infartam
7 de May de 2024Dia 8 de março é comemorado o dia intnernacional da mulher e muitas ações são feitas para reforçar a importância da mulher na sociedade, a sua força e expressão. Apesar de muitos avanços e muitas conquistas, ainda existe muita disparidade entre os gêneros e a luta pelos direitos e reconhecimento não pode parar.
Mas como cardiologista, sem deixar de lado a importância do papel da mulher na sociedade, venho trazer a tona o papel da mulher no cuidado da sua saúde. É importante informar que a principal causa de morte em mulheres é a doença cardiovascular e muitas dessas mortes poderiam ter sido evitadas.
Esses números altos se devem tanto a falta de informação, por talvez acharem que “mulher não infarta” quando pela falta de cuidado consigo mesma, sempre priorizando os cuidados com a família e o trabalho.
Sabemos que a rotina da mulher é dupla, muitas vezes tripla e o gerenciamento desse tempo pode custar a ela o atraso num diagnóstico que ela nem sabe que precisa fazer. Por isso é importante salientar a importância de manter hábitos de vida saudáveis, atividade física regular, alimentação equilibrada, não fumar, não exagerar na bebida alcoólica, e buscar auxilio cardiológico caso tenha algum fator de risco.
Costumo dizer que toda mulher precisa conhecer seus números: pressão arterial, frequência cardíaca, glicemia capilar, colesterol, IMC e circunferência abdominal. Com esses dados conseguimos estratificar o risco de desenvolver doença coronariana e assim orientar a mudanças de estilo de vida, periodicidade de avaliação cardiológica e tratamento medicamentoso, caso necessário.
Portanto, nessa semana da mulher, divulgue essa informação. O melhor presente que uma mulher pode ter é saúde e bem estar.