Rituais de despedida para a superação do luto
22 de May de 2024Fases que o Luto pode trazer: Raiva
22 de May de 2024Quando perdemos um ser querido e ficamos de luto, podemos ter dificuldade de reconhecer que nosso papel de mãe, filho, amigo, etc. se acabou. Uma das mudanças mais difíceis é a alteração da rotina diária.
Continuar a fazer coisas que nos lembrem de nosso papel perdido e que não precisam serem mais feitas, não ajuda no luto e pode, até mesmo, nos manter nele. Ficar também sem fazer nada mas lembrar que você fazia, por exemplo, “almoço para seu marido falecido todo dia às 11h”, também não ajuda.
Uma maneira de mudarmos isso, e nos ajudar a lidar melhor com o luto, é desenvolver uma nova rotina. Você pode começar a escrever um diário de atividades para verificar se há alguma ação ou comportamento que você faz que pode causar pensamentos e sentimentos ruins em relação a perda.
Faça então uma lista de atividades que pratica que não te fazem bem, outra que ainda não pratica, mas que gostaria de praticar, e atividades que pratica e te fazem bem.
Com tudo isso em mãos, desenvolva uma nova rotina. Procure diminuir ou cessar as atividades que não te fazem bem por lembrarem o seu ente querido que se foi. Aumente as atividades que te fazem bem e faça aquelas que gostaria de fazer ou sempre quis, mas nunca teve tempo.
Procurar sair da rotina ajuda, em muito, na superação e direciona a você para seguir em frente.