O Luto além da Morte
17 de May de 2024A Superação Saudável do Luto: Diário de Pensamentos
17 de May de 2024Na postagem passada eu falei com vocês sobre os Rituais de Despedida. Quero continuar falando sobre isso, pois considero um tema muito importante e útil.
Durante nossa vida, temos muitas perdas e consequentemente, muitos lutos. Perdemos lugares e momentos, nossa infância, nossa adolescência, nossa vida de solteiro, nossa vida de casado, nossos amigos e familiares.
A vida é uma sucessão de começos e fins. A verdade é que tudo que começa, precisa acabar para que algo novo surja. Mesmo assim, muitas vezes não estamos preparados para dizer Adeus.
Como maneiras de lidar com o fim das coisas, nós criamos rituais. Rituais que simbolizam o fechamento de um ciclo ou o começo de outro. Festas de Aniversário, Festas de Formatura, Casamentos, Velórios e Funerais são todos rituais desenvolvidos para nos ajudar no fechamento de uma porta e na abertura de outra.
Apesar de diferirem de uma cultura a outra, todas possuem rituais. Quando nos envolvemos com esses rituais, demonstramos o quanto aquele evento ou pessoa é importante. O evento da Morte é algo muito importante em nossa vida. Apesar de muitas vezes envolver uma tristeza, é nossa única certeza.
Um ritual marca um evento especial. Ele marca que algo extraordinário aconteceu e precisamos de uma pausa em nossa rotina para receber esse evento, digeri-lo e nos prepararmos para mudança.
Se despedir significa assumir uma nova perspectiva do passado e futuro. Significa trocar tudo que estamos acostumados, nossa rotina, por algo que ainda não foi desenvolvido. Algo novo que pode ser ao mesmo tempo animador e assustador.
Para se despedir, pense na sua relação com sua perda ou pessoa perdida. Pense em como ela levava a vida, o que ela gostava de fazer e o que sempre sonhou em fazer. Pense em como eram os melhores momentos ou foi o melhor momento que você teve com a pessoa.
Você pode ir a um local que tenha significado para ela ou para você e ela, pode distribuir as cinzas, acender uma vela, pegar um objeto simbólico e utilizar esses meios para dizer adeus. Você pode escrever uma carta ou um poema e dizer o que sempre quis dizer ou o que sempre disse e a deixava feliz.