Abrace a Vida!
21 de May de 2024Crianças Enlutadas: Ir ou não ao Funeral?
21 de May de 2024Se você não sabe, a maioria, senão todos, os transtornos de saúde mental podem se beneficiar pela prática de atividade física. Há diversas pesquisas e estudos que demonstram que quando apresentamos algum transtorno ansioso ou depressivo, exercícios físicos são altamente eficazes no combate dos sintomas e na manutenção da melhora.
Por conta disso, eles são extremamente recomendados. Essa melhora acontece porque além de muitas vezes os pensamentos disfuncionais desses clientes incluírem ideias de que eles não conseguirão fazer suas atividades fora de casa e precisarmos testar isso, o esforço físico faz nosso corpo liberar químicos importantes como as Endorfinas.
As endorfinas interagem com receptores de nosso cérebro e reduzem a percepção da dor. Além disso, elas também desencadeiam uma sensação positiva similar à morfina. A famosa sensação de bem estar.
Então, já que quando estamos ansiosos ou depressivos, estamos também em sofrimento, o exercício pode nos ajudar na diminuição da dor e no surgimento de um sentimento positivo.
Essa combinação, pode nos dar um feedback positivo, um estímulo, para continuarmos a buscar essas sensações, e assim, passamos por nossas dificuldades com maior facilidade e menor dor.
Com o luto, isso não é diferente. Se você está sofrendo e parou de fazer suas atividades ou nunca fez atividade física, faça. Saia de casa! nem que seja para uma caminhada de 30 minutos. Atividades ao ar livre ou que estimulam o contato com outras pessoas ajudam muito na fase de depressão que o luto pode apresentar.
Busque atividades que façam você suar e dê preferência para atividades que envolvam outras pessoas, aproveite para voltar o contato social e ajude os químicos do seu corpo, te ajudarem.
Se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar um apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.