SE VOCÊ ESTÁ VIVO, DECIDA VIVER.
21 de May de 2024Desaparecidos: a esperança como alimento do luto.
21 de May de 2024Quando passamos por experiências negativas, é comum que nosso primeiro desejo seja de esquecer. Esquecer o que aconteceu e esquecer toda a dor que estamos passando. Apesar de desejarmos muito isso, a vida não nos permite esse esquecimento, e isso, é uma coisa boa.
Se esquecêssemos de quão doloroso foi colocar a mão na panela quente em cima do fogão, podemos repetir a mesma, dolorosa, experiência. Lembrar da dor, nos ajuda sermos mais cautelosos e nos preservarmos durante a vida.
Lembrar das experiências negativas, lembrar das dores causadas pelas experiências negativas, nos previne de dores maiores no futuro, pelo menos deveria. Podemos aprender a cuidar melhor de nossa saúde física e mental, aproveitar mais os preciosos momentos que temos com pessoas preciosas, não dar tanta importância para coisas pequenas, que atrapalham nossas relações e nos impede de crescer na vida.
Por isso, por pior que seja seu sentimento negativo de uma experiência negativa, siga com ele. Entenda que ele faz parte de você, que ele te ajudará a ser uma pessoa melhor, com melhores experiências sociais e melhores tomadas de decisões.
Não lute. Lutar com sentimentos negativos e querer esquecer, só os tornam mais fortes. Incorpore-os e se torne mais forte.
Se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar um apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.