Como preparar uma criança para viver o luto
17 de May de 2024A Conversa como um passo importante para a superação
17 de May de 2024Você pode já saber que o luto e a depressão compartilham sintomas semelhantes, se não sabia, agora sabe. Mesmo que esse compartilhamento de sintomas acontece, é muito importante dizer que cada um é uma experiência distinta, e fazer essa distinção é também de extrema importância.
Quando estamos depressivos, obter o diagnóstico correto e saber como e onde procurar tratamento pode literalmente salvar a nossa vida. Quanto ao luto, experimentá-lo devido a uma perda significativa além de ser algo normal, é um processo curativo e definidor das próximas fases de nossa vida.
Hoje, com a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), reconhecemos que embora o luto e o Transtorno Depressivo Maior (TDM) sejam distintos, eles também podem coexistir. Além do mais, o luto às vezes pode desencadear um episódio depressivo grave, assim como com outras experiências estressantes ou outros transtornos.
Alguns estudos já nos mostram que o estresse extremo associado ao luto também pode desencadear doenças médicas sérias – como doenças cardíacas e câncer. Doenças mais simples como um resfriado, também pode aparecer pela nossa baixa imunidade.
E como comentado, transtornos psiquiátricos como depressão e Ansiedade, também podem mostrar as caras. Então, respondendo a pergunta do título, sim, podemos desenvolver depressão com nosso luto.
Se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar um apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.