Fases do Luto, um mito?
16 de May de 2024ABRACE A VIDA!
16 de May de 2024Continuando a postagem anterior sobre o Processo Terapêutico, venho falar agora um pouco sobre a intervenção no trabalho com um indivíduo enlutado, em especial o ser enlutado com o luto complicado. Como disse anteriormente, a Terapia do Luto Complicado possui em sua base a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).
Em geral, as técnicas de TCC têm como alvo os processos relacionados à perda e manter nosso foco nos sintomas causados pelas memórias dolorosas e possivelmente intrusivas. Ao mesmo tempo, a evitação comportamental que pode estar presente, também é trabalhada. Essa evitação, considerada um comportamento de segurança, pode manter o sujeito em seu luto complicado e aumentar seu sofrimento no curto e médio prazo.
Outro elemento foco do tratamento inclui o restabelecimento das relações do indivíduo e de objetivos de vida que podem ter se perdido.
As sessões podem envolver uma revisão das atividades da semana anterior a sessão, uma intervenção durante a sessão, que pode ser de psicoeducação, questionamento e resposta de pensamentos disfuncionais, e atribuição de tarefas para a semana seguinte.
No início do tratamento é normalmente buscado objetivos como estabelecer uma forte aliança terapêutica, obter uma história das relações interpessoais do cliente, fornecer psicoeducação sobre o modelo de luto complicado e descrever os elementos do tratamento.
Depois desta fase inicial, o cliente realiza uma série de atividades dentro e fora da sessão que são destinados a ajudar o enlutado lidar melhor com a perda e abordar a restauração da capacidade de alegria e satisfação na vida.
No fim do tratamento o terapeuta e o cliente revisam o progresso e decidem colaborativamente como usar as sessões restantes para completar o trabalho e consolidar os ganhos do tratamento.
Espero ter ficado um pouco mais claro como são as sessões de uma maneira geral com indivíduos enlutados e se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar um apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.