Crianças Enlutadas: Mantendo rotinas e Expressando emoções
20 de May de 2024Converse com seu filho sobre a vida e mantenha a rotina
20 de May de 2024Perder um filho antes do seu nascimento ou durante, é uma das perdas mais devastadoras. Segundo dados, bebês natimortos afetam mais de 25 mil famílias americanas a cada ano. Acontece em todas as raças, religiões, situações sócio-econômica e no mundo todo. Eu sei que um intenso luto será sentido pelos dois pais e esse ele pode causar reações emocionais e físicas esmagadoras. Lidar com o luto depois do terrível evento é algo muito pessoal. Pode parecer uma dor que nunca vai embora e que você nunca voltará ao normal novamente. Para as mulheres, o luto pode se combinar com as mudanças de humor naturais causadas pelos níveis hormonais da gravidez ou parto.
Algumas mães disseram não conseguir pensar direito e se sentiram incapazes de tomar decisões. O luto pode tomar conta da mente e muitas vezes afetar a sua memória de curto prazo. Isso pode tornar difícil a lembrança de coisas que acabaram de acontecer. Os momentos ou dias depois de ter um natimorto, frequentemente são descritos como um borrão e as mães podem sentir que falharam como mãe. Os pais podem se sentir em choque, atordoados ou desconectados.
Sofrer com a ideia de ver outros bebês em qualquer lugar ou com a ideia de ter que sair e explicar para um conhecido onde está seu bebê pode ser algo que acometa os dois pais. Um sentimento de inveja de outras famílias, também.
Apesar da grande dor, você pode se ajudar. Fale com as outras pessoas sobre como está se sentindo, entre para grupos de apoio, produza um diário com seus pensamentos e sentimentos, escreva uma carta para seu bebê. Faça algo para seu bebê. Monte um álbum, plante uma árvore ou produza qualquer coisa que ajude na memória de seu bebê perdido.
A cura do luto pode levar um tempo, mas pode passar. Sua dor vai diminuir e você pode aprender a viver novamente. Não significa esquecer. Significa aceitar.
Para os parentes e conhecidos, dê espaço e o tempo que os pais precisarem. Ajude com coisas práticas. Ajude com a alimentação, cozinhando, respondendo mensagens de outras pessoas, fazendo as compras, lavando as
roupas, cuidando da casa e das outras crianças. Para os pais, permaneçam ocupados. Isso pode ajudar no processo de cura.