A Antecipação do Luto
21 de May de 2024O Luto no Parto
21 de May de 2024Apesar de ser desconfortável e até mesmo angustiante termos emoções chamadas negativas, uma coisa que precisamos ter em mente é que todas nossas emoções possuem sua função.
Elas são universais, existem em todas as pessoas e indivíduos criados a duas quadras de você ou a um oceano de distância, expressarão essas emoções da mesma maneira. São parte natural da vida e precisamos dela para nos comunicarmos melhor e para lidarmos com as mais variadas situações da vida.
Por mais estranho que pareça, sentir tristeza, raiva ou ansiedade/medo podem nos ajudar na interação mais saudável com o mundo.
Podemos sentir raiva para termos mais garra e conseguirmos focar em nosso objetivo. Com ela, podemos estar mais aptos a tirar obstáculos de nossa frente e não nos distrairmos com estímulos irrelevantes.
Sentimos ansiedade para nos prepararmos para um desafio, para demonstrar que o que estamos prestes a fazer é importante para nós ou nosso futuro de alguma maneira e que estarmos preparados é importante.
O medo ajuda não fazermos coisas exageradas que nos colocam em risco, como entrar na jaula com um leão ou pular de um penhasco.
E quando falamos da tristeza, por mais que ela pareça não possuir um sentido em nossa vida, na verdade ela é de extrema importância. É através dela que sentimos nostalgia e aprendemos a valorizar as coisas que se foram. É através dela que conseguimos sentir saudade e nos esforçarmos para nos encontrarmos com quem é querido.
A tristeza vem para que possamos diminuir nosso ritmo e refletirmos sobre nós mesmos e o estado das coisas ao nosso redor. Quando pensamos no luto, isso não é diferente.
Ele nos ajuda perceber o estado das coisas, refletirmos sobre nós mesmos e pensar no próximo passo a ser tomado.
Por conta disso, não tenha medo das suas emoções. Entenda seus significados e o que a presença dela significa para você. Busque uma atitude de curiosidade e direcionar seu sentimento para o caminho certo.
Se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar um apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.