Curiosidades que vão além – Como é diagnosticada a morte cerebral
3 de May de 2024Curiosidades que vão além – A lenda do homem do saco
3 de May de 2024Dentro das curiosidades que já escrevemos sobre a morte não havíamos abordado o estudo científico e suas definições. Trata-se da tanatologia que tem por objetivo investigar os mecanismos e aspectos forenses, tais como mudanças corporais que acompanham o período após a morte, e também os aspectos sociais e legais mais amplos.
Mas de onde veio o termo “tanatologia”. Essa palavra provém do grego “Thanatus”, que na mitologia grega é o nome do Deus da Morte. Em relação ao sufixo “logia”, também do grego, significa “estudo”. Por isso tanatologia, quer dizer o o “estudo da morte”. Bem etimologicamente explicado. Mas, como se aplica? Vamos aos dois principais focos deste estudo:
O primeiro trata dos conhecimentos médicos e técnicos acerca do dos efeitos da morte no organismo. Este campo da tanatologia é da medicina forense. Logo, tem como objetivo investigar as causas, circunstâncias e outros aspectos que levaram ao falecimento de um indivíduo. Buscar soluções através de autópsicas e necropsias para apoiar na solução de crimes ou de causas da morte.
A segunda trata da parte psicológica que envolve a morte e do processo de “morrer” no suporte terapêutico para o doente terminal, bem como para as famílias enlutados. Em outras palavras, atuar com a psicologia do luto para tratar o paciente que está vivenciado a experiência da morte e familiares, além daqueles que já tiveram a perda de algum ente querido. O profissional que lida com essa área é o psicologo. Vale ler a coluna de psicologia do luto em nosso site
A Tanatologia é uma área de estudos muito abrangente. Para se ter uma ideia no Sul da Flórida (USA) há uma “fazenda” com 15 corpos humanos que estão no tempo, ao ar livre, para serem estudados. Eles estão todos nus e alguns trancados em jaulas de metal. Os cientistas observam seus “movimentos” pós morte e a decomposição. Mas isso é uma outra história.