Curiosidades que Vão Além – A Origem do Natal
3 de May de 2024Curiosidades que vão além – McKamey Manor, o Hotel mais mal assombrado do mundo
3 de May de 2024Esta coluna já abordou a origem de algumas declarações populares como “o pior cego é o que não quer ver” e “há males que vem para bem” e “a esperança é a última que morre”. Hoje, vamos conhecer outros ditos populares bastante conhecidos pela população.
Matar cachorro ao grito
Sabemos que os cães têm dois sentidos bastante aguçados: o olfato e a audição. Seus ouvidos são muito poderosos! Segundo o adestrador Alexandre Rossi, em seu livro Adestramento inteligente, os melhores amigos do homem conseguem captar filhos que nós somos incapazes de ouvir. Por isso, os fogos de final de ano, trovões e gritos estridentes causam um estresse tão grande nos bichinhos que eles são capazes de se jogar contra as paredes.
A cobra vai fumar
Essa expressão surgiu na 2ª Guerra Mundial e o presidente do Brasil era Getúlio Vargas. Muitas pessoas disseram que era mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar em guerra. Porém, quando os primeiros soldados da Força Expedicionária Brasileira embarcaram para a Itália o povo começou a usar a expressão “A Cobra vai fumar”.
Arroz de festa
São as pessoas que não perdem uma festa. A história mais provável é devido a uma sobremesa muito popular em Portugal (arroz doce) e era indispensável em todas as festas da época. Há outra possibilidade de falar sobre um ritual conhecido nas festas de casamento: jogar arroz nos noivos para dar sorte.
Isso vai terminar em pizza
Termo muito utilizado para explicar situações que não vão ter solução. Muitas pessoas não sabem que essa expressão teve origem no futebol. Na década de 60, os dirigentes do Palmeiras se reuniram para discutir alguns problemas do clube de depois das 14 horas ninguém chegou a uma conclusão.
No final, todos se reuniram em uma pizzaria e no dia seguinte, estava nas manchetes do jornal: “Reunião do Palmeiras acaba em pizza”.
Esses e outros termos acabaram na boca do povo. As vezes são fatos históricos, outras aparecem em trechos bíblicos, curiosidades ou fazem parte da cultura de um povo. Geralmente, essas expressões passam de mães para filhos e atravessam gerações, mas sequer sabemos a sua origem. Acredito que muitos de vocês se supreenderam!