Curiosidades que vão além – Meme, os Carregadores de Urna “Dançarinos” de Gana
2 de May de 2024Curiosidades que vão além – O que é exumação e como ela ocorre
2 de May de 2024A Família Real Britânica segue uma série de protocolos para todas as ocasiões e estão preparados para qualquer eventualidade. Suas tradições, estudadas por curiosos e apaixonados por temas referentes à Coroa Britânica, são rígidas e devem ser seguidas à risca. Por isso, o funeral de seus membros são seria diferente.
A morte não avisa o momento que irá chegar, mas todos que prestam serviços à Família Real já estão preparados para a despedida dos membros da realeza, inclusive, segundo o site Royal Central, a própria rainha está envolvida nos preparativos de seu funeral.
Uma curiosidade é o cortejo fúnebre. O caixão poderá ser levado por membros da Marinha Britânica, se for um Funeral de Estado ou por cavalos, caso seja um Funeral Real Cerimonial. Enquanto o primeiro é reservado a monarcas e ou outras personalidades importantes, desde que tenha autorização da rainha, o segundo é restrito a monarcas com patentes militares altas ou herdeiros do trono real. As pessoas que tiveram esta despedida foram a Princesa Diana e a Rainha Mãe.
Durante a cerimônia fúnebre ocorre a Vigília dos Príncipes, um ritual marcado pela presença dos homens da família real, que montam guarda ao lado da urna, guardada no Palácio Westminster Hall, em Londres. Esse fato ocorreu durante as cerimônias fúnebres do Rei Jorge V e a da Rainha Mãe.
Outro fator que a Família Real considera muito importante é o luto. Na mala de todas as viagens da Família Real deve ter uma vestimenta preta. Caso ocorra algum falecimento, ninguém pode aparecer em público sem estar com uma roupa preta.
Procedimentos sobre o funeral da rainha Elisabeth II são vazados
O site Político teve acesso a um documento com informações vasadas sobre o funeral da rainha Elisabeth II, caso a monarca venha a óbito. De acordo com o site, quando o primeiro-ministro da Inglaterra receber uma ligação afirmando que a “ponte britânica caiu”, começa a operação “London Bridge”, que envolve todo o planejamento sobre o velório da rainha e os dias que sucederem a sua morte.
Ainda de acordo com o site, todas as lideranças do Reino Unido deverão ser informadas, as bandeiras serão hasteadas em meio mastro e as redes sociais do governo só poderão publicar informações autorizadas pelo chefe de comunicação da Inglaterra.
Outros procedimentos para o “Dia D” como é chamado o dia da morte da rainha incluem uma visita aos países do Reino Unido nos dias anteriores ao funeral e os próximos 10 dias que serão intitulados como Dia D+1, Dia D+2 e etc.
Na operação “London Bridge”, o príncipe Charles será declarado Rei no dia seguinte a morte da rainha e no intitulado Dia D+2, a urna da rainha retorna ao Palácio de Buckingham. No terceiro dia, o agora Rei Charles receberá condolências no salão do Palácio de Westminster.
O corpo da rainha será levado em cortejo público ao palácio de Westminster onde ficará por 3 dias e ficará exposto à visitação pública. Segundo o portal, o funeral será realizado no décimo dia na Abadia de Westminster, local do casamento do Príncipe Wiliam e da Duquesa de Cambridge Kate. A rainha será enterrada no Capela Memorial do Rei George VI.
O portal O Político afirma que a Rainha Elisabeth II está em boas condições de saúde e por isso não há razão que esses protocolos sejam revistos com urgência. E nós esperamos que esses procedimentos não sejam executados tão cedo. Vida longa à Rainha!