Curiosidades que vão além – A origem da expressão “Meus pêsames”
2 de May de 2024Curiosidades que vão além – O maior Cemitério Vertical do mundo é brasileiro e está no Guiness Book
2 de May de 2024Durante uma partida de futebol, nós esperamos que tudo aconteça: um time ganhe de goleada, ninguém faça gol ou expulsões. Entretanto, infelizmente, o futebol nos reserva algumas surpresas desagradáveis, como o falecimento de um jogador em campo.
Não são poucos os casos de jogadores que sofrem de um mal súbito durante os jogos. Alguns são socorridos, outros precisam passar por cirurgias devido a lesões, acidentes ou problemas cardíacos e outros acabam vindo a óbito.
Confira abaixo os jogadores que faleceram em campo:
1- Serginho – Time São Caetano.
O jogador faleceu aos 30 anos em decorrência de problemas cardíacos. Serginho caiu durante uma partida do Campeonato Brasileiro em 2004 contra o São Paulo, no Estádio do Morumbi. Ele desmaiou, foi retirado do gramado as pressas em uma ambulância, mas não resistiu e faleceu. Seu corpo foi velado e sepultado no Cemitério do Vale da Saudade, em Coronel Fabriciano, Minas Gerais.
2 -Marc-Vivien Foé – Time Manchester City e Seleção de Camarões
Em 2003, o volante do Manchester disputava a Copa das Confederações pela seleção de Camarões contra o time da Colômbia no Estádio Gerland em Lyon, na França. O jogador caiu aos 27 minutos do segundo tempo e foi removido em uma maca. Os médicos tentaram reanimá-lo por 45 minutos, mas ele faleceu depois de chegar ao hospital. A causa da morte foi problemas cardíacos que se agravavam quando ele praticava atividades físicas.
3- Piermario Morosini – Clube Italiano Livorno
O jogador sofreu um mal súbito durante uma partida contra o time italiano Pescara pela série B, em 2012. Piermario faleceu após sofrer uma parada cardíaca e já chegou morto ao hospital.
4- Antonio Puerta – Clube Espanhol Sevilla
Puerta caiu em campo durante uma partida contra o clube Getafe pelo Campeonato Espanhol em 2007 no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, na Espanha. O jogador seguiu para o vestiário amparado pelos outros jogadores e sofreu outras paradas cardíacas. Além disso, na ambulância, a caminho do hospital sofreu mais cinco, que lhe causaram danos cerebrais. Ele faleceu três dias depois e o velório foi realizado no estádio onde o jogador passou mal.
5 – Fred- Clube Carioca Mesquita
Fred faleceu aos 26 anos durante uma partida contra o Cabofriense, em 2010, pela série B no Estádio Alair Corrêa, em Cabo Frio. O jogador passou mal aos 33 minutos do primeiro tempo, desmaiou e não foi socorrido adequadamente devido a falta de um desfibrilador, que custou a chegar no local. Ele foi levado para o Hospital, mas não resistiu.
Quando um jogador cai em campo, acreditamos que esteja ganhando tempo ou até mesmo “valorizando” aquela falta que o adversário cometeu contra ele. Como podemos ver, às vezes, pode ser devido a um mal súbito. Apesar de serem atletas, nem os jogadores de futebol estão livres de terem problemas cardíacos, pois assim como todos mundo, também são seres humanos.