Curiosidades que vão além – A origem das flores no velório
3 de May de 2024Curiosidades que vão além – Como é diagnosticada a morte cerebral
3 de May de 2024Esse é um ditado popular bem conhecido! E você sabe qual a origem desta frase? Bem, ela é atribuída a muitas pessoas, pensadores e celebridades. Mas, de fato, quer apenas dizer que a vida é uma passagem, que pode ser longa ou abreviada, logo é preciso foco na felicidade e bem-estar, porém cuidado com os excessos.
Mas, a principal curiosidade é que se trata de uma das frases mais ditas em velórios e reflexões sobre a existência humana. A nossa coluna vai abordar exatamente este pensamento. Até porque, quando chega o final de ano, temos a memória voltada a tudo que fizemos versus aquilo que queremos realizar futuramente. Então, viver de forma intensa traz à tona, muitas vezes, esta reflexão.
Muitos dizem que esta frase data do século XIX, porém não há argumentos e nem pesquisas, tão bem fundamentadas, que possam afirmar que, em séculos anteriores, ela não era proferida. Bem como, não há verdade prioritária sobre a sua origem. Mas, “serve como uma luva” para pensarmos, por exemplo, no que queremos para a nossa vida futuramente quando vamos a um velório, por exemplo.
Em suma, ela se traduz em estarmos focados em novas realizações, abraçar quem amamos, pedir perdão, perdoar, cuidar da nossa saúde e viver! Estas deveriam ser as principais formas de interpretação deste pensamento. Até porque quando há a perda de um ente querido este um dos pensamentos que temos mais ressaltados em nossa memória. Tudo isso trabalhado a curto prazo. Afinal, não sabemos como será o dia de amanhã.
Temos aqui também outras reflexões que são bem interessantes e que estão listadas nas frases mais proferidas em cerimônias fúnebres, tais como: “vá em paz”, “foi tão novo”, “este soube curtir a vida” dentre outras. Estas também estão no topo das reflexões que deveríamos trazer para a nossa mente.
Neste fim de ano a ideia do artigo é apenas tornar a mente de quem está lendo mais reflexiva sobre atos e comportamentos. Fazer você pensar sobre a vida e o que é inevitável, a morte. Traduzir em ações, coerentes, a forma de viver com a intensidade do não arrependimento. Cuidar de si e dos que ama, fazer a sua mente e corpo trabalharem em seu favor. Apenas isso.