Curiosidades que vão além: A origem do dia de finados
3 de May de 2024Curiosidades que vão além – A origem das flores no velório
3 de May de 2024Escrever sobre a morte é até simples para esta colunista, bem como pensar em temas diferentes e atrativos para que você tenha a sensação de ter sempre algo inusitado para ler. Agora, a parte tragicômica da morte é simplesmente hilária. O que vou contar, a partir de agora, ninguém acredita. Perder a vida por imprudência, exibicionismo e por falta de noção!
1 – Garry Hoy, o advogado voador
Esse fato aconteceu no Canadá em 1993, quando o advogado do Canadá Garry Hoy quis se exibir para um grupo de amigos. Ele juntou a turma para demonstrar o quanto era forte e “inquebrável “a janela do escritório em que trabalhava, no 24º andar de um prédio em Toronto. O curioso é que ele já havia feito a mesma coisa muitas vezes antes: jogar-se em direção à janela. E “touché” o vidro não quebrou, porém se soltou e Hoy caiu para a morte.
2 – Kurt Gödel, o matemático paranoico
Kurt Gödel foi um importante matemático e filósofo austríaco que era apaixonado pelos quitutes da esposa. Migrou para os EUA e na época quando sua esposa foi hospitalizada, ele sofreu um surto que o levou a morte por inanição 1978. Kurt era paranoico e não conseguia comer refeições que não fossem preparadas por ninguém, a não ser a mulher.
3 – Tommy Cooper, o ator que perdeu a graça
O comediante fazia muito sucesso na Inglaterra dos anos 80. Em 1984, Tommy teve um ataque cardíaco ao vivo, durante um programa, mas ninguém acreditou! A produção e o público acharam que era parte do show. Enquanto ele se debatia sem ar caído, as pessoas riam sem parar. No dia seguinte, a morte dele, assistida por milhões de pessoas, foi confirmada. Imaginem depois como ficou a cabeça de quem deu boas risadas?
4 – Jeremy Brenno, o esportista esquentadinho
Em 1994, Jeremy Brenno, um adolescente americano de 16 anos, se irritou além do que poderia enquanto praticava um esporte, o golf. Esse modalidade exige calma e concentração, tudo que ele não teve. Ao errar um buraco numa uma partida, explodiu! Bateu com o taco no banco que estava próximo, e o instrumento, de madeira, se espatifou. O que aconteceu? Um pedaço afiado se voltou em direção ao jovem e perfurou seu coração.
5 – Martim I de Aragão, o Rei espanhol que morreu de rir
Martim I de Aragão era um monarca espanhol do século 15. Uma dia, após um banquete, se deitou com indigestão, pois devorou um ganso inteiro. Ao se recolher chamou o bobo da corte para se distrair. Como o servo demorou a chegar o Rei perguntou onde ele havia se metido. Daí o Bobo respondeu: “Eu estava no vinhedo, onde vi um cervo pendurado pela cauda, como se tivesse sido punido por roubar figos.” O Martim I de Aragão riu tanto da piada que acabou morrendo. “Putz”, me diga onde está a graça que até agora não sei, Mas, foi o suficiente para matar o coitado.
Há histórias tão bem documentadas que sevem para balizar mais de 60 casos. Gente que morre por fazer self em locais inusitados, esportes radicais ou mesmo em situações que fogem o normal até da piada. Mas isso ´=e uma outra história.