Curiosidades que vão além: A origem do dia de finados
3 de May de 2024Curiosidades que vão além – As cinco mortes mais bizarras do mundo
3 de May de 2024Os rituais de despedida nos ajudam a lidar com o luto e a superá-lo. Entre as formas de dizer adeus, está o dia de finados. Você sabe quando surgiu essa data?
A prática de homenagear as pessoas que já partiram surgiu na Igreja Católica há mais de um milênio, por volta do ano 998 DC e foi criada pelo abade francês Odilo de Cluny. Inicialmente, era conhecida como “a data de todas as almas”, pois naquela época não existia um dia específico no calendário cristão para homenagear as pessoas falecidas. No ano 732, DC o Papa Gregório III autorizou os padres a realizarem missas pelos fieis falecidos e as famílias realizavam cerimônias no terceiro dia após o enterro.
Como muitas pessoas já sabem, o dia de finados vai muito além do cristianismo. A partir do século 15, o feriado se expandiu para a Europa e outros lugares do mundo. Em toda a cultura, há uma preocupação em homenagear as pessoas falecidas.
No México, por exemplo, essa data é tão importante, que em 2008 foi classificada pela Unesco como um Patrimônio Imaterial da Humanidade. Conhecida como “El dia de los muertos” (dia dos mortos), essa data não possui uma visão tão fúnebre como os brasileiros à respeito da morte. Trata-se de uma celebração que honra a vida e memória daqueles que já partiram com muita comida, bebida e alegria.
Aqui no Brasil, o dia de finados, virou feriado estabelecido por lei em 2002. Neste dia, há tradição de ocorrerem celebrações religiosas, visitas aos túmulos de entes queridos para levar flores, acender velas e fazer orações para eles.
Na nossa coluna “Quebrando o Tabu”, há outras formas de homenagear aqueles que já partiram como o uso da tecnologia através dos obituários para eternizar a memória daquelas pessoas que foram tão importantes em nossas vidas. Mas isso, já é uma outra história!