Viva ao estar Vivo
20 de May de 2024A Antecipação do Luto
21 de May de 2024Na postagem passada falei sobre o Luto das crianças e como este luto pode aparecer e ser diferente do processo de luto dos adultos. Apesar das crianças e jovens sofrerem com o luto também, pode ser difícil saber como uma criança vai reagir à morte de alguém próximo.
Espero ter ficado claro na postagem anterior a necessidade de nós, adultos, demonstrarmos segurança e estarmos presentes para ajudar a criança superar seu luto. Você, pai ou responsável, responda os questionamentos da criança, mas não dê muita informação de maneira voluntária.
Dependendo da idade do pequeno, apesar dele entender que a morte é algo ruim e ele não gostar da separação, o conceito de Para sempre pode ainda não estar presente. Crianças mais velhas, com idade escolar, podem entender que a morte é permanente, mas ainda podem ter muitos questionamentos. É importante que os pais ou responsáveis respondam honestamente e da maneira mais clara possível.
Muitas questões não são possíveis de serem respondidas. Não tem problema. Se não conseguir responder tudo, estar presente para a criança, é o que mais importa.
Seja Direto. Pelas crianças serem muito literais, temos que tomar cuidado com falas como Ele está dormindo, quando falamos do ser falecido. Isso pode causar mais problemas. Além de poder causar medo de dormir na criança, você pode perder a oportunidade de fazer ela desenvolver habilidades de enfrentamento mais saudáveis.
Se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar a aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.