Evite a Morte em Vida
20 de May de 2024Natimortos e o Luto
20 de May de 2024Depois que conseguimos trabalhar com nossos pequenos os rituais necessários, discutimos com eles sobre a vida após a morte e respondemos seus questionamentos, está na hora de voltarmos à nossa rotina.
Antes disso, é bom falar que pode ser comum crianças imitarem o comportamento de luto de seus pais. Assim, é muito importante que o adulto expresse suas emoções. As crianças precisam aprender que não há problema algum em se sentir triste ou chateado, mas também não podem ter a ideia de que a morte significa algo extremamente desesperador que acaba com a vida de quem ainda está vivo.
Se você reagir de maneira explosiva ou incontrolável, você pode estar ensinando maneiras disfuncionais, não saudáveis, de lidar com o luto. Tente então se apegar em suas crenças e demonstrar seus sentimentos, mas sem exageros. Caso sua dor seja algo muito difícil de suportar, busque um suporte psicológico.
Apesar de todo sofrimento dos envolvidos com a perda, é extremamente importante a manutenção da rotina ou o desenvolvimento de uma, se não houver.
Os pequenos encontram grande conforto (adultos também) em rotinas. Mesmo que você precise pedir ajuda de familiares e conhecidos para que isso seja possível, lembre-se que manter a vida de seu filho o mais normal possível traz estabilidade para seu pequeno e que isso vai ajudá-lo na superação do luto.
Entender que a vida continua é de extrema importância. O luto é extremamente útil para nos desenvolvermos como pessoa e descobrirmos nossas capacidades mais inatas.
A perda pode ser um momento importante para ensinar ao seu filho a importância do luto, como vivenciar o luto de maneira saudável e que a vida continua.
Se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar a aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.