Natimortos e o Luto
20 de May de 2024Viva ao estar Vivo
20 de May de 2024A ideia do além, da vida após a morte, pode ser muito útil para uma criança enlutada. Se você e sua família possuem uma crença sobre a vida após a morte, seja religiosa ou não, agora pode ser a hora de compartilhar com seu pequeno. Mesmo fora do âmbito religioso, nós podemos trabalhar com conceitos sobre como a pessoa continua viva. Sua vida, pode ser representada por nossas lembranças. Ela pode continuar a viver em nossa mente e coração.
Pode ser comum crianças imitarem o comportamento de luto de seus pais. Por conta disso, é muito importante que o adulto expresse suas emoções. As crianças precisam aprender que não tem problema em se sentirem tristes ou chateadas. Se você reagir de modo explosivo ou incontrolável, você pode ensinar maneiras disfuncionais, não saudáveis, de lidar com o luto.
Apesar de todo sofrimento dos envolvidos com a perda, é extremamente importante a manutenção da rotina ou o desenvolvimento de uma, se não houver. Os pequenos encontram grande conforto (adultos também) em rotinas. Mesmo que você precise pedir ajuda de familiares e conhecidos para que isso seja possível, lembre-se que manter a vida de seu filho o “mais normal possível”.
A perda pode ser um momento importante para ensinar ao seu pequeno a importância do luto, como vivenciá-lo de maneira saudável e que a vida continua.
Quer saber mais sobre o nosso colunista? Acesse: www.falcoericci.com.br