E o Luto das Crianças?
20 de May de 2024A Culpa Exagerada
20 de May de 2024Com a entrado do mês de Outubro, começamos as campanhas do Outubro Rosa e, logo mais, do Novembro Azul. Com isso, acho importante discutir em algumas postagens sobre o tema em comum dessas campanhas, o Câncer.
O câncer é considerado uma das piores doenças que uma pessoa pode ter. Ao contrário de outras doenças, que não possuem tantas variantes, não há ainda uma cura universal para o câncer. Por conta disso, quando pensamos em câncer, pensamos em morte. Ao mesmo tempo, quando um indivíduo de uma família desenvolve um câncer, a família, desenvolve um câncer. É uma doença que afeta todos envolvidos emocionalmente e fisicamente. O cuidado que temos que tomar é de não morrermos enquanto ainda estamos vivos.
Não podemos desistir. Lute pela vida. Mesmo pensando na morte, mesmo sendo uma luta difícil e longa, a vida ainda pode, e deve, ser vivida. O câncer pode ter começado essa briga, mas você pode se manter nela e finalizá-la como vencedor.
Todos sabemos que quando estamos desanimados e tristes, nosso sistema imune se altera. Ficamos com a imunidade baixa e mais propensos a desenvolver doenças. O contrário, também é verdadeiro. Sua luta e força de vontade podem te ajudar na superação. Não é uma garantia, mas que outra opção você tem? Não é atoa que muitas pessoas dizem que nunca souberam o que era coragem até terem visto um amigo ou familiar lutando contra o câncer.
Busque o que te anima, busque o que você ainda tem para viver e quer ver em vida. Busque apoio de seus amigos e familiares. Busque apoio em sua crença religiosa (se tiver) e busque apoio em você mesmo. Você é capaz, como todos os outros que já superaram. Nada o diferencia.
O Câncer, pode ser um capítulo de sua vida. Não precisa ser toda sua história.
Se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar um apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.