Um pouco mais sobre os Rituais de Despedida
17 de May de 2024Como a perda de seu animalzinho pode te afetar
17 de May de 2024Nas postagens passadas falei um pouco sobre as possíveis fases que o luto pode trazer. Agora começo a falar com vocês de algumas maneiras que podem te ajudar a superar o seu luto de maneira saudável.
Começando com o Diário de pensamentos.
O primeiro passo para conseguirmos lidar com nossos pensamentos disfuncionais é identificar se seus pensamentos estão em alguma fase do luto ou quão prejudiciais eles são. Faça um diário de atividades por duas semanas anotando o que sente, o que pensa enquanto sente e o que faz depois de sentir.
Se conseguir identificar a presença de alguma das possíveis fases do luto, classifique os pensamentos em pensamentos de negação (não entendimento e reconhecimento da realidade), de raiva (se acha que houve uma quebra de regras ou injustiça), de barganha (se está oferecendo algo em troca do ser perdido ou para dor desaparecer), depressão (tristeza e sofrimento) ou aceitação (vê como seguir com a vida).
Realizando esse diário, você conseguirá perceber como seus pensamentos influenciam a maneira como você se sente e se comporta. Essa percepção pode ajudar no distanciamento do pensamento e suas reações emocionais, fisiológicas e comportamentais.
Quando percebemos a influência que o pensar negativo ou exagerado tem sobre nós, isso pode nos ajudar na motivação de buscar uma mudança. Mudança de foco e de atitudes.
Se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar a aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.