A Perda de um Filho
22 de May de 2024Viva sua Vida
22 de May de 2024Se você acompanha as postagens aqui com frequência, deve ter visto eu falar sobre os papéis que desempenhamos durante nossa vida e como esses papéis podem acabar com o fim de uma época ou com o falecimento de alguém próximo.
Quando perdemos um ser querido e ficamos de luto, podemos ter dificuldade de reconhecer que nosso papel de pai, mãe, filho ou amigo se acabou. Ao mesmo tempo, quando mudamos de fase da vida, podemos ter dificuldade de nos desvincularmos do papel de criança, adolescente ou jovem adulto. Uma das mudanças mais difíceis que vem junto com a perda dos papéis antigos é a mudança na nossa rotina.
Continuar a fazer coisas que nos lembrem de nosso papel perdido e que não precisam serem mais feitas, não ajuda no luto e pode até mesmo nos manter nele, prolongando nosso sofrimento e nos colocando em um luto complicado ou patológico.
Uma maneira de mudarmos isso e nos ajudar a lidar melhor com o luto, é desenvolver uma nova rotina. Você pode começar fazendo um diário de atividades para verificar se há alguma atividade ou comportamento que você faz que pode estar causando pensamentos e sentimentos ruins em relação a perda.
Faça então uma lista de atividades que pratica que não te fazem bem, atividades que não pratica, mas que gostaria de praticar, e atividades que pratica e te fazem bem.
Com tudo isso anotado, desenvolva uma nova rotina. Procure diminuir ou cessar as atividades que não te fazem bem por lembrarem o ser perdido, aumentar as atividades que te fazem bem e fazer atividades que gostaria de fazer ou sempre quis fazer, mas nunca teve tempo.
Procurar atividades novas ajuda muito na superação do que passou e direciona você para o futuro, para o novo. Te encaminha para seguir em frente e descobrir novas partes de você que você não conhecia.
Se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar a aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.