Crianças Enlutadas: Questionamentos
21 de May de 2024Emoções e suas Funções
21 de May de 2024Uma coisa que reforço bastante aqui nas postagens sobre a psicologia do luto é que, apesar de ser algo doloroso, o luto é normal. Ele é um processo e uma resposta natural que temos quando vivenciamos a perda de alguém ou algo que amamos em qualquer nível.
Ele se apresenta quando temos que jogar uma luz sobre nossos papéis sociais atuais e modificar o funcionamento de alguns deles ou eliminá-los por completo.
A experiência do luto depois de perder alguém para uma batalha árdua com uma doença, pode ser um pouco diferente de perder alguém subitamente. Quando alguém está com uma doença terminal, é comum que amigos, a família e até mesmo o paciente comece a se enlutar em resposta à expectativa da morte.
Isso é chamado de luto antecipatório. Esse luto pode ajudar as pessoas com negócios e problemas de relacionamento inacabados a se resolverem, e preparar os envolvidos para a perda. Muitos podem acreditar que estão preparados para a perda, pela morte ser esperada, mas infelizmente esta não é a realidade para todos. A morte pode ainda ser um choque e trazer sentimentos inesperados de tristeza e perda.
Se você estiver passando por isso, se permita sentir dor e qualquer emoção que apareça. Não diga para você mesmo como deve se sentir e não deixe que os outros digam como você deve se sentir. Não julgue suas emoções e não se compare com os outros. Seja paciente com o processo do luto, não crie expectativas para não trazer pressões desnecessárias e aceite que você precisa e vai passar por isso.
Mantenha sua vida. Evite fazer mudanças muito drásticas para não perder o senso de pertencimento e o contato com as pessoas que podem te dar o suporte que você precisa. Cuide de você, da sua saúde (física e mental), mantenha seus contatos e, se preciso, realize um ritual de despedida.
Se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar um apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.