A curiosidade de hoje é bem atual. Vamos falar sobre uma Rede Social muito famosa, o Facebook, que possui uma função já utilizada no mundo todo, o Memorial. Mas, o que é isso e como transformar uma página de perfil numa homenagem póstuma? Antes, vamos analisar alguns dados bem atípicos.
De acordo com pesquisa feita pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, em 50 anos, a quantidade de usuários falecidos do Face irá ultrapassar o número de perfis vivos, que segundo levantamento de 2018, gira em torno de 2 bilhões de perfis ativos. Mas o fato curioso é que morrem por dia aproximadamente oito mil usuários pelo mundo.
Segundo o pesquisador David Watson nunca antes na história um arquivo tão vasto de comportamento e cultura humana foi reunido em um só lugar. Ainda de acordo com ele, controlar esse arquivo, em certo sentido, será controlar nossa história. Esse narrativa se justifica porque as pessoas passaram a usar as redes sociais como “diários de vida”, onde contam suas histórias, postam fotos e falam sobre costumes e outros temas, além de socializar com outras indivíduos.
Pensando nos usuários que vieram a falecer, a rede social criou o Facebook Memory com objetivo de transformar a conta da pessoa, agora falecida, num local para guardar lembranças e memórias. Sacada de mestre! A história fica preservada inclusive para as futuras gerações e amigos poderem visitar. E com isso, a conta não se perderia se uso.
Mas, como usar essa aplicação do Face? É simples. Se um familiar ou amigo autorizado do falecido quiser fazer essa homenagem, basta enviar um formulário com a solicitação para a mudança de status da conta em transformação para o Facebook em: configurações gerais da conta e depois, configurações de transformação em memorial. Lembrando que passar uma conta em Facebook Memory é uma grande decisão a ser tomada e precisa ser de comum acordo com os herdeiros ou parentes diretos.
Assim feita, a conta estará segura, pois impede que outras pessoas tenham acesso a ela. De toda a forma também estará visível, mas a única pessoa que poderá gerenciar é o Contato Herdeiro selecionado pelo titular. Caso o titular da conta não tiver selecionado ninguém, ela não será administrada por nenhuma pessoa após a transformação em memorial.
O que seria um Contato Herdeiro?
São pessoas nomeadas pelo titular da conta antes do seu falecimento que pode ser um amigo próximo, um familiar ou alguém de extrema confiança que poderá depois gerencia a conta. Porém, não podem fazer login com outra conta, acessar mensagens privadas antigas e nem remover posts, fotos ou amigos antes da transformação.
Mas, o Herdeiro poderá:
• Ver publicações;
• Decidir quem pode ver e publicar homenagens, se a conta transformada em memorial tiver uma área para isso;
• Excluir publicações de homenagens;
• Atualizar a foto do perfil e a foto da capa;
• Solicitar a remoção da conta;
• Escrever uma publicação fixada no seu perfil dentre outros.
Mais que uma curiosidade essa função do Facebook atua com papel social na preservação dos dados de seus usuários propondo um acervo coletivo de preservação de memórias muito completo. O banco de dados a ser pesquisado fica gravado e aberto ao público, o que propõem mais interatividade.
O avanço das novas formas de póstumas de comunicação estão cada vez mais digitais e com o maior foco em atingir a essência das pessoas. Mas isso é uma outra história.